Blog Mais Tempo › Melhor ano de todos

Dezembro: Mês de Rascunho ou Resultados?

Por Christian Barbosa ·

Você já se sentiu assim? 

É assim que, no mês de dezembro, muita gente deixa a dieta de lado, perde a mão no planejamento financeiro, deixa os projetos profissionais em stand by… Enfim, fazemos do mês de dezembro um verdadeiro rascunho!

Quem quer que 2017 seja um ano de conquistas, realizações de metas e crescimento, deve começar a mudar de atitude ainda em 2016. Porque não adianta guardar a disciplina e o foco em uma caixinha com a desculpa de que “É Natal!”.

Suas decisões e sua postura diante dos problemas não adormecem no Natal para acordar só no dia 02 de janeiro. Todos os seus dias fazem parte da construção dos seus RESULTADOS!

Se você quer mais resultados na sua vida, ao invés de ler mais sobre simpatias de Ano Novo ou de escrever suas metas num papel, pare e responda às 4 perguntas a seguir considerando todos os fatores propostos.

1 – VOCÊ USA O NATAL PARA FUGIR DA SUA VIDA FINANCEIRA?

As pessoas usam o Natal para fugir dos problemas financeiros que enfrentaram o ano inteiro, mas essa fuga não resolve nada, né?

Só que para sair da ilusão financeira que acomete a maioria dos brasileiros durante o mês de dezembro – às vezes, começa em novembro, outubro… – é fundamental romper alguns hábitos que criamos para nos recompensarmos por tantas dificuldades enfrentadas anteriormente.

Então, que tal começar pela aceitação da condição atual?

Isso inclui não culpar os outros pelas suas limitações, analisar quais decisões prejudicaram seu orçamento anteriormente e lembrar que o começo de 2017 vem acompanhado de IPVA, seguro obrigatório do veículo, IPTU, matrícula e material escolar, além de férias escolares e outras despesas pesadas que podem fazer do ano novo um ano endividado.

E quando você achar que está se recuperando dos grandes gastos, começa a época de fazer o Imposto de Renda que, para muitas pessoas, representa mais um gasto já em março/abril.

Consegue perceber o ciclo de sobrevivência que você pode instaurar na sua vida?

Você “se permite” gastar a mais no fim do ano e depois passa todo o ANO NOVO fazendo os mesmos malabarismos financeiros que fez no ANO VELHO. Ou seja, ano novo mas erros velhos.

2 – DEZEMBRO ESTÁ NOS SEUS PROJETOS DE VIDA?

Agora, projete os acontecimentos da sua vida financeira nas experiências vividas em outras áreas:

Como está sua saúde? E as relações familiares? Amizades? Tem praticado atividades físicas? Cuidado da sua alimentação? Investido em aprimorar seus conhecimentos? Está praticando aquele idioma que queria aprender?

Se em alguma das questões você queria ter um resultado melhor, então coloque dezembro nos seus projetos de vida ao invés de tirar ele do seu planejamento anual.

A vida é muito curta para que você use um mês como rascunho!

Por tudo isso, não comece a mudança na segunda-feira. Comece AGORA!

Começar amanhã é só mais uma ilusão que você cria para procrastinar o autoconhecimento, a aceitação dos erros e as novas atitudes que, na maior parte das vezes, envolvem abandonar o sofá, os medos, as incertezas….

Enfim, envolve ter coragem e parar de reclamar.

Quer usar o 13º Salário para equilibrar a sua vida financeira em 2017? Então, leia o artigo “Sabia que o 13º salário pode ser o motivo das suas dívidas?” e desenvolva um plano financeiro já contando com essa renda “extra”.

3 – VOCÊ ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS SEUS DIAS?

O tempo que você deve gastar com o futuro é para se planejar e não para se preocupar a todo momento. Fez o planejamento? Agora viva o presente e esteja presente no mês de dezembro executando o que planejou.

Então, É CERTO DE QUE VOCÊ está presente na sua vida todos os dias e isso não deixa de acontecer no mês de dezembro! Sabe o que eu quero dizer com isso?

Se você criou um planejamento realista e desenvolveu um plano de ação que inclui tarefas que façam suas metas evoluírem um pouquinho a cada dia, estará presente na sua dieta, não vai deixar a academia para o Ano Novo, nem tirar férias do que precisa aprender para fazer sua carreira deslanchar ou deixar sua família em segundo plano porque precisa se dedicar àquele relatório na sexta-feira à noite, ou protelar o check-up médico.

Tudo ao seu tempo… E o NOSSO é o PRESENTE!

4 – VOCÊ TEM CLAREZA SUFICIENTE PARA DRIBLAR AS DISTRAÇÕES?

O preço da distração é muito alto, porque você não vai conseguir recuperar o tempo perdido. Por isso, não adianta dizer “quero emagrecer” ou “quero ser mais feliz” em 2017. Antes de mais nada você precisa determinar quantos quilos deseja perder e o que você precisa para ser mais feliz.

Tenha uma coisa em mente:

Se até hoje não realizou seus sonhos, provavelmente é porque eles não deixaram de ser sonhos para se transformar em metas.

Sem realismo, cedo ou tarde, você vai precisar acordar, e isso pode ser muito doloroso.

Mas não quer dizer que você não pode presentear a quem ama, se deliciar com os pratos da ceia de Natal e Ano Novo ou descansar para recomeçar com ainda mais foco.

A grande sacada nesse sentido é ter a clareza de que você precisa estar presente em tudo que fizer de janeiro a dezembro! Quando você adia por preguiça ou medo, paga com frustrações e anos que não voltam mais.

Aproveite o momento para descobrir as 7 coisas que você precisa dar um BASTA! na sua vida

CONCLUINDO O ARTIGO, NÃO O ANO:

Lembre-se que 2017 pode ter para você o mesmo brilho que as luzes de Natal, mas também pode durar tanto quanto elas… A decisão é sua!

Se você deseja, de verdade, criar um ano muito melhor, AGORA é o momento de tomar essa decisão!

Eu preparei 4 aulas gratuitas em vídeo para ajudar você a planejar e executar um 2017 muito melhor.

Clique no botão abaixo e participe do Workshop O Melhor Ano de Todos:

Um excelente mês de Dezembro para você!

Melhor ano de todosProdutividade

Leia também

Novidades por e-mail

Receba os novos artigos do Blog Mais Tempo

Produtividade, administração do tempo, carreira e qualidade de vida, direto na sua caixa de entrada. Sem spam: você cancela quando quiser.

Veja como tratamos seus dados na página de privacidade.